Bilheteiras: o efeito Taylor Swift
O filme-concerto, Taylor Swift: The Eras Tour, que surpreendeu a indústria cinematográfica chegou (também) aos cinemas portugueses. Será que seduziu apenas os fãs de Taylor Swift?
Pelo terceiro fim-de- semana consecutivo, Patrulha Pata: o Super Filme foi o filme que mais bilhetes vendeu nos cinemas portugueses. Sendo este filme a opção para uma ida ao cinema em família mais procurada nas bilheteiras, é fácil de concluir que levar crianças e adultos ajuda a engrossar o número de bilhetes vendidos. No início da terceira semana em cartaz, Patrulha Pata: o Super Filme vendeu mais 18 934 bilhetes. O filme de animação aproxima-se da marca dos 100 mil bilhetes vendidos e obteve a segunda melhor média de espectadores por sala.
A saga O Exorcista continua a aterrorizar plateias, 50 anos depois da estreia do título original. O mais recente título da saga, O Exorcista: Crente, levou aos cinemas mais 16 987 bilhetes; após 11 dias em cartaz, aproxima-se da marca dos 50 mil espectadores.
O filme-concerto Taylor Swift: The Eras Tour obteve a maior receita da semana nos cinemas portugueses, motivada pelo custo especial do bilhete de cinema (13,13€), e alcançou a melhor média de espectadores por ecrã. No entanto, o espectáculo musical protagonizado por Taylor Swift foi visto por 15 856 espectadores, em três dias em cartaz (lançado a 13 de outubro).
A aventura de ficção científica O Criador foi o quarto título mais procurado nas bilheteiras nacionais. O novo filme de Gareth Edwards, com John David Washington, foi visto por mais 10 084 espectadores no terceiro fim-de-semana em cartaz. O Criador alcançou a marca dos 50 mil bilhetes vendidos.
A quarta missão das estrelas do cinema de ação, continua em cartaz, e no arranque da quarta semana, Os Mercn4rios vendeu 9 852 bilhetes.
Golpe de Sorte, o novo filme de Woody Allen com tons românticos na cidade das Luzes, foi visto por 8 875 espectadores no arranque da segunda semana em cartaz.
Os Três Mosqueteiros estão de regresso ao grande ecrã, numismática nova produção dividida em duas partes.
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan levou aos cinemas 7 352 espectadores. O segundo capítulo, Milady, estreia nos cinemas portugueses no próximo ano.
Mistério em Veneza levou mais 6 783 espectadores às salas de cinema, e o filme de Keneth Branagh aproxima-se da marca dos 100 mil bilhetes vendidos.
O cinema de terror em The Nun: A Freira Maldita II continua a somar espectadores. As bilheteiras portuguesas venderam mais 3 801 bilhetes para este capítulo da saga The Conjuring.
A encerrar a lista dos 10 títulos mais procurados nas bilheteiras está a estreia 57 Segundos, um thriller de acção com Josh Hutcherson e Morgan Freeman. 57 Segundos somou 3 542 bilhetes vendidos.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
– a animação Borboletas – Uma Aventura com Pinta foi vista por 3 447 espectadores.
– o filme que encerra as comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, A Sibila, somou 1 660 bilhetes vendidos;
– o drama francês No Verão Passado levou 613 espectadores às salas de cinema.
Não foram disponibilizados os números de bilheteira da estreia da curta-metragem Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar.
No passado fim-de-semana foram vendidos 125 054 bilhetes nos cinemas portugueses, sentindo-se uma quebra no volume de bilhetes vendidos.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 12 a 15 de outubro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Patrulha Pata: O Super Filme |
18 |
18 934 |
75 |
94 490 |
2 |
O Exorcista: Crente |
11 |
16 987 |
69 |
47 344 |
3 |
Taylor Swift: The Eras Tour |
3 |
15 856 |
56 |
15 856 |
4 |
O Criador |
18 |
10 084 |
53 |
50 947 |
5 |
Os Mercen4rios |
25 |
9 852 |
61 |
85 958 |
6 |
Golpe de Sorte |
11 |
8 875 |
47 |
24 087 |
7 |
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan |
4 |
7 352 |
62 |
7 352 |
8 |
Mistério em Veneza |
32 |
6 783 |
38 |
99 047 |
9 |
The Nun: A Freira Maldita II |
39 |
3 801 |
37 |
184 373 |
10 |
57 Segundos |
4 |
3 542 |
29 |
3 542 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.