Festival de Cinema de Veneza estreia filmes Netflix
O Festival de Cinema de Veneza acaba de anunciar a programação para a sua 80ª edição (de 30 de agosto a 9 de setembro) e, este ano, é uma seleção exclusiva com muito cinema Netflix.
A edição do Festival exibe os aguardados novos filmes de Pablo Larraín, Wes Anderson, Bradley Cooper, David Fincher e JA Bayona. No total, são cinco filmes da Netflix que estreiam em Veneza.
Até agora, os únicos títulos previamente anunciados na seleção principal eram:
o filme de abertura Comandante do realizador italiano Edoardo De Angelis, um épico anti-guerra com a estrela do cinema italiano Pierfrancesco Favino como um heróico oficial naval siciliano da Segunda Guerra Mundial;
e o o thriller de sobrevivência da Netflix Society of the Snow, do cineasta espanhol JA Bayona.
Recorde-se que Comandante substitui o drama sensual desportivo de Luca Guadagnino, Challengers, protagonizado por Zendaya, que já havia sido anunciado como a abertura do festival, mas foi cancelado devido a complicações promocionais provocadas pela greve dos actores.
Estreias Netflix em Veneza:
El Conde
Estreia Mundial, em Competição
A história gira em torno de Augusto Pinochet, que não está morto, mas um velho vampiro que, após 250 anos neste mundo, decidiu morrer de vez, devido a doenças causadas por desonra e conflitos familiares.
Com Jaime Vadell, Gloria Münchmeyer, Alfredo Castro, Paula Luchsinger. Realização de Pablo Larraín.
The Wonderful Story of Henry Sugar (curta-metragem)
Estreia Mundial, Fora de Competição
Um homem rico descobre um guru que pode ver sem usar os olhos. Ele se propõe a dominar a habilidade para enganar no jogo.
Adaptação do conto de Roald Dahl.
Com Ralph Fiennes, Benedict Cumberbatch, Dev Patel, Sir Ben Kingsley, Richard Ayoade. Realizado por Wes Anderson.
Maestro
Estreia Mundial, em Competição
Maestro é uma história de amor imponente e destemida que narra o relacionamento duradouro entre Leonard Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein. Uma carta de amor à vida e à arte, Maestro é, em sua essência, um retrato emocionalmente épico da família e do amor.
Carey Mulligan, Bradley Cooper, Matt Bomer, Maya Hawke, Sarah Silverman, Josh Hamilton, Scott Ellis, Sam Nivola, Alexa Swinton e Miriam Shor, num filme realizado por Bradley Cooper.
The Killer
Estreia Mundial, em Competição
Após um quase acidente fatídico, um assassino luta contra os seus empregadores e contra si mesmo numa caçada internacional que ele insiste que não é pessoal.
Michael Fassbender, Arliss Howard, Charles Parnell, Gabriel Polanco, Kerry O’Malley, Emiliano Pernía, Sala Baker, Sophie Charlotte e Tilda Swinton, num filme realizado por David Fincher.
The Killer chega à Netflix a 10 de novembro de 2023.
Filme da Noite de Encerramento: Estreia Mundial, Fora de Competição
Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que havia sido fretado para levar uma equipa de rugby ao Chile, caiu no coração dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.
Enzo Vogrincic, Matías Recalt, Agustín Pardella, Esteban Kukuriczka e Tomas Wolf, em filme realizado por JA Bayona.
O Festival de Cinema de Veneza inclui na sua programação na secção competitiva Horizons City of Wind de Lkhagvadulam Purev-Ochir, co-produzido pela Uma Pedra no Sapato, uma co-produção entre França, Mongólia, Portugal e Países Baixos.
Em competição estarão títulos como Ferrari, de Michael Mann, Poor Things, de Yorgos Lanthimos, Io Capitano, de Matteo Garrone, Priscilla, de Sofia Coppola, Dogman, de Luc Besson, Bastarden, de Nikolaj Arcel, ou Origin, de Ava Duvernay.
Fora de competição serão exibidos títulos como Coup de Chance, de Woody Allen, DAAAAAALI!, de Quentin Dupieux, Hit Man, de Richard Linklater, The Palace, de Roman Polanski, Making of, de Cédric Kahn e The Caine Mutiny Court-Martial, de William Friedkin.
Serão ainda projectadas versões restauradas de clássicos como O Exorcista, de William Friedkin, Dias do Paraíso, de Terrence Malick, ou Do Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola. A Garota da Rádio, de Allan Dwan, será projectado para celebrar o centenário da Disney. A celebração dos 120 anos de nascimento de Yasujiro Ozu é motivo para projectar imagens cortadas de Ele É Um Pai. A homenagem a Gina Lollobrigida conta com a projecção de A Provinciana, de Mario Soldati, e do documentário Portrait of Gina, de Orson Welles.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.