Bilheteiras: dois filmes nos mares dos cinemas
Corria o ano de 1989, e os cinemas de alguns países recebiam a estreia d’ A Pequena Sereia ( tal como em muitos outros destinos, em Portugal estreou em 1990), depois de ter sido lançado um novo capítulo das aventuras de Indiana Jones e de Batman ter sido interpretado por Michael Keaton.
O filme de animação A Pequena Sereia, revelou-se ser mais do que apenas um desenho animado da Disney, sendo o filme que contribuiu para o renascimento do estúdio de animação nos anos ‘90, dando início a uma sequência de sucessos como Aladdin, O Rei Leão ou A Bela e o Monstro.
34 anos depois, junho traz uma nova aventura do arqueólogo Indiana Jones e Michael Keaton volta a vestir o fato de Batman no filme The Flash. Quanto ao clássico filme de animação, a Disney reimaginou em imagem real A Pequena Sereia e, no passado fim-de-semana, os espectadores já tiveram a oportunidade de assistir nos cinemas a este conto sobre a sereia que deseja ser humana.
Contudo, o resultado da estreia d’A Pequena Sereia não foi suficiente para que o filme emergisse nos mares das bilheteiras dos cinemas!
A concorrência é feroz e Velocidade Furiosa X segue a alta velocidade nas bilheteiras portuguesas, com resultados superiores a sucessos como Avatar: O Caminho da Água (339 mil espectadores) após 11 dias em cartaz.
No segundo fim-de-semana em cartaz, Velocidade Furiosa X levou às salas de cinema mais 123 mil espectadores, totalizando assim 406 814 bilhetes vendidos em Portugal desde a estreia! A melhor média de espectadores por sala continua a pertencer a este novo capítulo das aventuras de Dom Toretto e da sua família e inimigos de estimação.
Regressando ao fundo mar, encontramos a melhor estreia da semana. 71 624 espectadores assistiram A Pequena Sereia no fim-de-semana de estreia da versão em imagem real, fazendo com que a nova produção da Disney emergisse directamente para o segundo filme mais procurado nas bilheteiras nacionais.
Olhando para os resultados no fim-de-semana de estreia nos cinemas de algumas das mais recentes versões em imagem real dos clássicos da animação Disney:
– Aladdin: 53 186 espectadores em 4 dias;
– A Bela e o Monstro: 119 223 espectadores em 4 dias;
– O Rei Leão: 250 671 espectadores em 5 dias;
Guardiões da Galáxia: Volume 3 desceu para o terceiro título mais requisitado nas bilheteiras nacionais. No início da quarta semana em cartaz, Guardiões da Galáxia: Volume 3 foi visto por 14 608 espectadores, ultrapassando assim a marca dos 200 mil bilhetes vendidos.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para os resultados de:
– Cavaleiros do Zodíaco, a adaptação em imagem real inspirada na banda desenhada de enorme sucesso, foi vista por 2 833 espectadores;
– a comédia dramática francesa Os Filhos dos Outros somou 869 bilhetes vendidos;
– a co-produção nacional Velas Escarlates vendeu 373 bilhetes;
– o drama de acção Rebelde, da dupla de realizadores de Bad Boys Para Sempre da série Ms Marvel ou do filme cancelado Batgirl, levou 289 espectadores às salas de cinema.
No passado fim-de-semana foram vendidos 235 706 bilhetes nos cinemas portuguese. Se excluirmos Velocidade Furiosa X e A Pequena Sereia, os restantes 38 filmes me cartaz somaram 40 746 bilhetes vendidos.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 25 a 28 de maio
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Velocidade Furiosa X |
11 |
123 236 |
179 |
406 814 |
2 |
A Pequena Sereira |
4 |
71 624 |
154 |
71 624 |
3 |
Guardiões da Galáxia Volume 3 |
25 |
14 608 |
69 |
203 811 |
4 |
Super Mario Bros. O Filme |
53 |
8 575 |
66 |
430 755 |
5 |
Cavaleiros do Zodíaco |
4 |
2 833 |
33 |
2 833 |
6 |
Do Jeito Que Elas querem – Um Novo Capítulo |
18 |
2 038 |
20 |
18 335 |
7 |
Mavka: A Alma da Floresta |
25 |
2 027 |
31 |
32 315 |
8 |
O Exorcista do Vaticano |
46 |
1 412 |
16 |
115 339 |
9 |
Evil Dead Rise – O Despertar |
39 |
1 140 |
9 |
75 999 |
10 |
Mal Viver |
18 |
1 043 |
8 |
10 562 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.