Star Wars Day para celebrar no Disney+
Celebrado mundialmente no dia 04 de maio (May the 4th), o Star Wars Day é uma tradicional comemoração popular criada pelos fãs da saga criada por George Lucas por conta da associação fonética do inglês da frase clássica dos filmes: “May the Force Be With You” (“Que a Força Esteja Consigo”).
Entre inúmeras actividades, lançamentos de produtos e até evento para fãs, a Disney celebra este dia especial com estreias exclusivas da Lucasfilm no Disney+ e convida os fãs para assinalarem a data na plataforma, conhecendo os lançamentos, revendo as produções clássicas e revivendo a Força do universo Star Wars.
A Origem da Guerra das Estrelas
Desde miúdo que George Lucas desejava adaptar ao cinema Flash Gordon. Na impossibilidade, começou a desenvolver um argumento chamado de “The Journal Of The Whills”; a certa altura, os personagens principais eram todos robôs. Todos eram anões. Luke chamava-ve Luke Starkiller, um general de 60 anos. Han Solo era originalmente um enorme monstro de pele verde sem nariz e guelras.
A inspiração para o texto de Star Wars veio da história: o Império veio do Império Romano; a frase mítica “Que a Força esteja consigo” é católica: “Que a paz esteja convosco”; as batalhas espaciais são baseadas em filmes de guerra como A Batalha da Grã-Bretanha; os uniformes imperiais chegou da Alemanha nazi; o mesmo aconteceu com o termo Stormtrooper.
A ficção científica clássica também foi inspiração: as minas de especiarias surgem de Duna de Frank Herbert; R2-D2 foi inspirado nos robôs de O Cosmonauta Perdido; e C-3PO por Maria de Metropolis; as naves espaciais foram inspiradas em 2001: Uma Odisseia no Espaço. O cinema de Akira Kurosawa foi influência para a criação de cenas como o resgate da Princesa Leia; Indiana, o cão de George Lucas ajudou a criar a personagem Chewbacca.
George Lucas organizou um visionamento de uma versão não finalizada de Star Wars para amigos cineastas, no final a opinião foi unânime: acharam o filme muito mau! A excepção veio de Steven Spielberg, que considerou estar perante um potencial sucesso de bilheteira. Lucas assumiu estar perante um insucesso, agendando férias para a estreia norte-americana e aceitou que o seu trabalho fosse pago apenas com percentagem das bilheteiras e da venda de artigos relacionados com o filme. Graças à saga Star Wars, George Lucas tornou-se no cineasta de maior sucesso financeiro da história do cinema!
Saiba como celebrar o Star Wars Day no Disney+:
Novidades!
Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi
Estreia no Disney Junior e no Disney+, a 4 de maio de 2023.
Esta série animada, que decorre durante a era da Alta República, acompanha os jovens Jedi enquanto estes aprendem os caminhos da Força, exploram a galáxia, ajudam cidadãos e criaturas em dificuldades e adquirem as competências valiosas de que necessitam para se tornarem num Jedi durante este percurso.
Star Wars: Visions
1ª temporada já disponível em exclusivo no Disney+ | 2ª temporada estreia em 4 de maio.
Outra novidade que chega nesta quinta-feira (04) é a segunda temporada de Star Wars: Visions. Nomeada ao Emmy®, a série antológica animada de sucesso continuará expandindo os limites da narrativa de STAR WARS com nove curtas-metragens de nove estúdios do mundo inteiro. Empregando os estilos de animação mais cativantes de diversas culturas, o segundo volume oferece uma nova e dinâmica perspectiva sobre a mitologia de STAR WARS.
Saga Star Wars
Não podemos falar de Star Wars Day sem mencionar as produções que deram início ao legado da saga. Todos os filmes da saga original estão disponíveis exclusivamente no Disney+. Mencionados por ordem de lançamento:
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
O primeiro filme da saga Star Wars apresenta o jovem Luke Skywalker (Mark Hamill), que é empurrado para uma galáxia quando intercepta um pedido de socorro da princesa Leia (Carrie Fisher). O aconcimento dá origem a uma missão ousada para resgatá-la das garras de Darth Vader (David Prowse) e do Império do mal.
Star Wars: Episódio V – O Império Contra-ataca (1980)
No segundo filme da trilogia original, Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia são perseguidos pelo Império. No mesmo período, Luke inicia o seu treino como um Jedi com o Mestre Yoda (Frank Oz), antes de enfrentar Darth Vader e descobrir sobre o seu passado. Os rebeldes são separados após o ataque imperial no planeta Hoth.
Star Wars: Episódio VI – O Regresso do Jedi (1983)
No episódio VI, o Império prepara-se para esmagar a Rebelião com uma Estrela da Morte mais poderosa, enquanto a frota dos Rebeldes planeia um ataque contra a estação espacial. Luke Skywalker enfrenta Darth Vader num duelo.
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Apesar de ter sido lançado após a trilogia original, o Episódio I marca o início de tudo. O filme conta a história de como os Cavaleiros Jedi Obi-Wan Kenobi (Ewan Mcgregor) e Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) encontram Anakin Skywalker (Jake Lloyd), uma criança prodígio de 9 anos excepcionalmente poderosa na Força.
Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones (2002)
Após receber a missão de proteger a Senadora Amidala (Nataile Portman), Anakin Skywalker (Haydeen Christensen) descobre o seu amor por ela, do mesmo modo que vai conhecendo o seu lado sombrio. Obi-Wan Kenobi descobre um exército de clones à medida que a Galáxia caminha para uma grande guerra.
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
As Guerras dos Clones espalham-se pela Galáxia, o Lorde Sith (Ian McDiarmid) assume o controle e, após converter Anakin Skywalker para o Lado Negro, o novo aprendiz torna-se Darth Vader. Obi-Wan Kenobi enfrenta o seu amigo num duelo empolgante.
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015)
No primeiro filme da última trilogia, após o surgimento de uma nova ameaça para a galáxia, Rey (Daisy Ridley), uma colectora de sucata, e Finn (John Boyega), um soldado imperial desertor, devem se juntar a Han Solo e Chewbacca para procurar a única esperança de restaurar a paz na galáxia.
Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedis (2017)
A jovem Rey encontra o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) numa ilha isolada. A jovem procura entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre Jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) reorganiza-se para enfrentar a Aliança Rebelde.
Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019)
O último filme da saga mostra uma guerra iminente entre a Rebelião e o Império. Com o regresso do Imperador Palpatine, a Resistência toma a frente da batalha. Preparando-se para ser uma Jedi, Rey encontra-se em conflito com passado e futuro, e teme pelas respostas que pode conseguir com Kylo Ren.
Séries Originais em destaque
The Mandalorian
Série | 3 temporadas disponíveis exclusivamente no Disney+
Grande sucesso do Disney+, The Mandalorian conta com três temporadas completas na plataforma e apresenta Din Djarin/O Mandaloriano, um guerreiro solitário que trabalha como caçador de recompensa. Nas suas aventuras, ele encontra Grogu, uma criatura estranha e muito simpática, que se torna a sua grande aliada. Juntos, eles embarcam numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da temida Primeira Ordem.
Andor
Série | 1ª temporada disponível exclusivamente no Disney+
A série apresenta a história de Cassian Andor (Diego Luna), que, ao longo da produção, embarca no caminho destinado a transformá-lo num herói rebelde. A série também mostra a história da crescente rebelião contra o Império e como as pessoas e planetas se envolveram, sendo esta uma era repleta de perigos, enganos e intrigas.
A história precede os acontecimentos do filme Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e explora uma nova perspectiva da galáxia de Star Wars, focando na jornada de Cassian Andor (Diego Luna). A série apresenta a crescente rebelião contra o Império e como as pessoas e planetas se envolveram. Em uma era repleta de perigos, enganos e intrigas, Cassian embarcará no caminho que está destinado a torná-lo em um herói rebelde.
Outras séries e filmes da franquia que valem a pena assistir!
– Obi-Wan Kenobi
Série
Apesar dos perigos de ser um sobrevivente Jedi no auge do Império, Obi-Wan Kenobi é forçado a deixar o anonimato em Tatooine para enfrentar uma nova ameaça.
– O Livro de Boba Fett
Série
Deixando de ser um Caçador de Recompensas, Boba Fett reinventa-se em Tatooine com Fennec Shand.
– The Clone Wars
Série
A saga de Star Wars continua, com animação criada por computador e com qualidade de filme, personagens clássicos, muita ação e a batalha atemporal entre o bem e o mal numa uma galáxia muito, muito distante!
– Histórias dos Jedi
Série
Uma jornada pela vida de dois Jedi distintos: Ahsoka Tano e Conde Dookan. Eles serão testados enquanto tomam decisões que determinarão os destinos deles.
– Star Wars Rebels – Série: É um tempo sombrio na galáxia, mas a tripulação da nave espacial Fantasma defende aqueles que não podem lutar por si mesmos, fornecendo a faísca para uma rebelião.
– O Lote Estragado
Série
Meses depois dos acontecimentos em Kamino, O Lote Estragado continua a sua jornada, navegando pelo Império após a queda da República. Eles encontrarão amigos e inimigos, alguns novos, outros conhecidos, em diferentes missões mercenárias e eletrizantes que os levarão a lugares novos e perigosos.
– Star Wars: A Resistência
Série
Kaz embarca numa missão de espionagem para a Resistência, mas envolve-se com pilotos, piratas e o misterioso dono da plataforma em que está estacionado.
– Rogue One: Uma História de Star Wars (2016)
Filme
Numa época de conflito, um grupo de heróis improváveis une-se numa missão para roubar os planos da Estrela da Morte, a maior arma de destruição do Império.
– Han Solo: Uma História de Star Wars (2015)
Filme
Embarque na Millennium Falcon numa aventura totalmente nova com o salafrário mais amado da galáxia. Entre peripécias no sombrio submundo do crime, Han Solo conhece o seu futuro co-piloto Chewbacca e encontra o apostador Lando Calrissian.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.