PROGRAMA FANTASPORTO 2023: 1 de Março
É quarta-feira e queres ver um filme novo no cinema? Nada melhor que ir ao Fantasporto, no Centro de Cinema Batalha, no Porto. Vejam o programa de 1 de Março – Filmes, sinopses, trailers, etc. A não perder.
Sala 1
QUARTA-FEIRA, 1 MARÇO
15.15 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO 1, 94’ – v.o. leg. ingl.
(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)
For the Skeptical – Dawn Westlake – 3’ 14’’ (E.U.A.)
Uma mulher canta e desmonta os mitos. Por exemplo, as mentiras que nos contaram sobre o Pai Natal, a Fadas dos Dentes ou Coelho da Páscoa e outras tradições sem fundamento. Prémio do Melhor Video Musical no Dream Festival de Odessa e Menção Especial para o Melhor Rap nos Europe Music Awards.
Paradox – Nika Belianina, 3’31’’ (Can) – WORLD PREMIÈRE
Uma viajante no tempo interrompe uma declaração de amor na Idade Média, procurando esclarecer a mulher sobre o que ela deve saber antes de aceitar um homem. Mas o futuro e o passado não podem colidir.
Paloquemao – Jefferson Cardoza Herrera, 19’14’’ (Col) – WORLD PREMIÈRE
Num mercado, durante a noite, os horrores começam nos corredores das bancadas vazias. Sobretudo depois dos vampiros terem visto desmantelado o tráfico ilícito de sangue. Angie, avisada pela avó dos perigos que corre, enfrenta Harbey que gosta dela.
Mended – Alia Alkaff, 13’ (Sing) – WORLD PREMIÈRE
Uma mulher grávida costura um fatinho de bébé. “Que Deus lhe perdoe os pecados”, diz o homem, rasgando o fato. Que a mulher repare o seu erro com a vida.
Sleeping Beauty – Jana Nedzvetskaya, 15’ (Rús)
Um bailado subaquático traz consigo outra beleza. Um casal real sem filhos tem finalmente uma herdeira que se revela um verdadeiro monstro que torna a vida no castelo insuportável. O assédio da governanta, que é afinal uma feiticeira malvada, amaldiçoa a família. Felizmente, há por lá uma fada boa.
Samara Op.4 – Maxime Wattrelos, Jérémy Trochet, Louis Cocquet, Marie Heribel, François Mainquet – 6’36’’ (Fra)
Um escultor de autómatos revive a sua vida durante as 4 estações do ano, ao encontro do sonho e da beleza que criou. A criatividade e toda a poesia da animação em poucos minutos.
The Smile – Erik van Schaaik, 15’ (Hol)
Quando uma famosa estrela de cinema é acusada de comer as mulheres com quem contracena, a sua carreira vai por água abaixo. E isso tira-lhe o sorriso da cara.
PLSTC – Laen Sanches, 1’ 37’’ (Fra)
Nos oceanos, há estranhas e belas criaturas feitas de plástico. Uma distopia sobre a realidade da poluição e que nos deixa ver as devastadoras consequências dos nossos hábitos na vida marinha.
17.15 • Kargo – T.M. Malones, 82’ (Filipinas) – SR/OE – INTERNATIONAL PREMIERE – v.o. leg. port.
Um acidente. A filha e o marido morrem. Para vingar a família que perdeu, Sara decide tomar o lugar do marido no trabalho, conduzindo um camião de carga e procurar o homem que foi responsável pelo acidente. Um dia, constantemente assediada pelos homens que encontra pelo caminho, ajuda uma menina muda. Juntas vão enfrentar os perigos da estrada e os traficantes de crianças. Suspense e muita ternura neste filme vencedor do Prémio do Público no Cinemalayan Film Festival.
19.15 • Purgatory – Vassilis Mazomenos , 95’ (Grécia) – SR – v.o. leg. port.
No mundo dominado pela pandemia e pela violência, retratos do quotidiano. A paternidade em questão, a aridez e o silêncio entre as pessoas, o colmatar do amor, o desespero. Os serviços públicos de um país cansado. Quem é são e quem está louco? Outro magnífico retrato dos tempos modernos pela mão do realizador grego Vassilis Mazomenos, um visitante assíduo do Fantasporto que já lhe entregou um Prémio Carreira em 2001.
21.15 • Exhibit #8 – Ruben Broekhuis, 76´(Hol) – CF – INTERNATIONAL PREMIÈRE – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. port.
O horror das crianças migrantes que desaparecem sem rasto na Europa e o tráfico de humanos. Aisha e o irmão Adin vieram da Bósnia sozinhos para a Holanda. Um realizador espanhol, Elias, vai ouvir a sua história e investigar com ela a razão do desaparecimento súbito do irmão. O que descobrem é a arrepiante verdade que os põe em risco de vida. Um exemplo de bom cinema, mas também um tema actual que deve incomodar todos. 1ª longa-metragem de ficção deste realizador holandês.
Sala 2
15.00 • Rainbow’s Sunset – Joel Lamangan, 110’ (2018) (Filip)
RETROSPECTIVA O CINEMA DE LAPUZ – v.o. leg. ingl.
Um respeitado senador deixa temporariamente a sua mulher de seis décadas para tomar conta do seu melhor amigo que é gay e a morrer de cancro. Apesar da benção da mulher, os seus 3 filhos ficaram escandalizados. O homem desafia o seu protesto colectivo e declara que ama o seu amigo, padrinho dos três no baptismo e do seu casamento, do mesmo modo que ama a sua mulher.
17.30 • PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME, 113’ – ANTESTREIAS MUNDIAIS – v. o.
4 Estações – Carlos Coelho Costa, 12’44’’
Durante a pandemia, a cidade do Porto vazia e silenciosa contrasta com a realidade crítica nos hospitais e a dor dos que sofrem. Uma homenagem ao pessoal médico que tantas vidas salvou.
O Caso Coutinho – Luís Alves, 12’ 47’’
Baseado no conhecido caso do prédio Coutinho em Viana do Castelo, Um proprietário em desespero enfrenta os demolidores nos últimos dias do edifício. Com o conhecido actor Victor Norte.
Skull 3: A Film for a Death Metal Song – Luís Miranda, 1’51’’
O terceiro filme, na sequência do “Experimental Horror Film # 1: Skull” e do “Skull 2: A Variation Or The Wars To Come”, pelo realizador experimental Luís Miranda. A caveira é mostrada na profusão da sua própria imagem e na sua relação visual com a música extrema.
Regresso à casa de partida antes que a partida seja definitiva – André Almeida Rodrigues, 8’ 11’’
Visita à casa da infância com imagens do passado do realizador, e o seu estado de ruína actual. Com a iminência da demolição, o realizador faz uma revisitação autobiográfica. Um retrato de um Portugal passado, cheio de nostalgia e memórias.
Incubus – Tito Fernandes, 16’45’ (G.B./Port)
Uma mulher na barcaça onde vive, é atormentada pelo Medo em pessoa depois de um episódio traumático. Premiado com o Prémio do Júri nos festivais de Tóquio, Chicago Horror e Melhor Curta de Horror no Venezia Shorts. O realizador trabalha em Hollywood e em Inglaterra e participou nos efeitos especiais de “Star Wars – The Force Awakens”, “Interstellar” e “The Dark Knight”.
Horário em Branco – Manuel Bernardo Cabral , 7 ́
Um casal caminha pela estrada e pára na paragem do autocarro. O Horário está em branco. Um autocarro, contudo, aproxima-se e recolhe-os. Na berma, dois feridos, um homem e uma mulher. O jogo da vida e da morte.
Irritación – Daniel Oliveira, 15’ (Port/Esp)
Dois amigos que vivem na mesma casa são obrigados a separar-se dentro de casa por causa de uma doença estranha. Que criatura é aquela que vive no quarto?
Victor de Sá – Martin Dale, 30’
Documentário sobre uma figura cultural e política, Vitor de Sá, e o período de 25 de abril em Braga. Foi produzido no âmbito do Conselho Cultural da Universidade do Minho. O realizador é correspondente da revista Variety em Portugal.
Fissura – Pedro Sena Nunes, 3’
A corrida da personagem reclama por imagens em movimento que despoletem sentidos para além do vê e ouve. Um percurso centrado na construção do real, num meio ambiente propício a experiências socialmente desfasadas.
19.30 • Convenience Story – Satoshi Miki, 95’ (Jap) – CF/OE – v. o. leg. ingl.
Um argumentista em crise, abandona o cão da namorada num campo para não ter de tratar dele. Arrependido, volta ao sítio onde o deixou, mas o cão desapareceu. Entra então numa loja de conveniência de uma estação de serviço que fica perto. Uma realidade paralela o espera, assim como uma mulher casada que vai desbloquear a sua criatividade. Uma história da imaginação muito original e inesperada.
21.30 • Dead Bride – Francesco Picone, 83’ (Itá) – CF – v.o. leg. ingl.
Alyson, o marido e o seu bébé voltam à casa da infância da mulher, onde cedo se tornam vítimas de vários fenómenos que se prendem com os pais, abusivos e violentos. Um dos melhores filmes de horror de 2022, na tradição do cinema italiano de Argento e Fulci.
MOVIETALKS – PROGRAMA ESPECIAL
“FALAR DE CINEMA”
15.30h às 17.00h
“THE FUTURE OF THEATRICAL AND INDEPENDENT CINEMA” – PALESTRA por Martin Dale, realizador britânico e correspondente da revista Variety em Portugal. Moderador: Pedro Gil Vasconcelos(realizador). EM INGLÊS/PORT
17.30- 19.00h
“PRODUCTION AND DISTRIBUTION- THE MAIN CHALLENGE”- DEBATE com Ferdinand Lapuz, produtor filipino cuja retrospectiva integra o programa do Fantasporto 2023, Julian Richards (UK), realizador do filme homenageado “Darklands”, produtor e distribuídor, Anthony Waller (UK) realizador e Márta Bényei (Hungria)- Diretora do Departamento de Festivais do National Film Institute da Hungria, representante da Hungria no Eurimages. Depois do filme concluído, há que mostrá-lo. Festivais, compra e venda de direitos, theatrical. Como responder à concorrência. Moderadores: Pedro Gil Vasconcelos e Beatriz Pacheco Pereira. EM INGLÊS
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Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.