80 anos de Randy Newman: 10 bandas sonoras para o conhecer!
Randy Newman, um dos compositores mais queridos do público, completou 80 anos no dia 28 de novembro. Conheçam 10 das suas mais memoráveis bandas sonoras.
As suas composições, que englobam desde as mais comoventes até as satíricas, e suas bandas sonoras inesquecíveis, são obras-primas musicais apreciadas por gerações de ouvintes, principalmente aqueles que cresceram assistindo os filmes da Disney/Pixar.
Sucesso
Newman, que iniciou a sua carreira de compositor ainda na adolescência, apresentou ao público o seu álbum de estreia como cantor e pianista em 1968. Ao longo das décadas subsequentes, ele lançou uma sucessão de álbuns elogiados, incluindo títulos como “12 Songs”, “Sail Away”, “Good Old Boys”, “Little Criminals”, “Born Again”, “Trouble in Paradise”, “Land of Dreams” e “Bad Love”.
A partir de 2003, a Nonesuch Records lançou três volumes do Randy Newman Songbook, os quais destacam gravações a solo de músicas ao longo das cinco décadas de carreira de Newman. Além disso, foram lançados os álbuns “Harps and Angels” e o CD/DVD “Randy Newman: Live in London”.
Bandas sonoras
Para além das suas gravações a solo e frequentes digressões internacionais, Newman iniciou a sua incursão na composição e bandas sonoras para filmes na década de 1980.
Desde então, a sua lista de trabalhos inclui filmes como “The Natural”, “Despertares”, “Ragtime”, todos os quatro filmes da série “Toy Story”, “Monstros e Companhia” e “Monstros: A Universidade”, “Seabiscuit”, “Carros”, “James e o Pêssego Gigante”, “Uma Vida de Insecto”, “Meyerowitz Stories”, “História de Um Casamento”, entre outras.
Monk
Newman também compôs e interpretou “It’s a Jungle Out There” música de abertura da premiada série “Monk”. Usada como tema a partir da segunda temporada da série e com uma letra que faz alusão à infinidade de medos de Adrian Monk, a música alerta para a necessidade de um certo grau de cautela e atenção para permanecer vivo diante dos diversos perigos da vida cotidiana.
Em 2004, a faixa foi agraciada com um Emmy Award na categoria de Melhor Música Tema do Título Principal.
Prémios
As numerosas honrarias conferidas a Randy Newman incluem sete Grammys, três Emmys e dois Óscares, além de uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
A sua entrada no Songwriters Hall of Fame ocorreu em 2002, seguida pela inclusão no Rock and Roll Hall of Fame em 2013, ano em que também recebeu o prestigiado prémio Ivor Novello PRS for Music Special International. Em 2014, Newman foi agraciado com o prémio PEN New England Song Lyrics of Literary Excellence.
Como forma de homenagear um dos meus compositores favoritos, separei dez banda sonoras dele.
Uma Vida de Insecto (1998), de John Lasseter e Andrew Stanton
Monstros e Companhia (2001), de Pete Docter
História de um Casamento (2019), de Noah Baumbach
Carros 1 (2006), de John Lasseter
Toy Story 1 (1995), de John Lasseter
Um Sogro do Pior (2000), de Jay Roach
A Princesa e o Sapo (2009), de John Musker e Ron Clements
“Seabiscuit”, (2003), de Gary Ross
“Meyerowitz Stories” (2017), de Noah Baumbach
“Despertares” (1990), de Penny Marshall
Brasileiro, Tenório é jornalista, assessor de imprensa, correspondente freelancer, professor, poeta e ativista político. Nomeado seis vezes ao prémio Ibest e ao prémio Gandhi de Comunicação, iniciou sua carreira no jornalismo ainda durante a graduação em Geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), escrevendo colunas sobre cinema para sites, jornais, revistas e portais do Nordeste e Sudeste do Brasil.