Curta portuguesa “2720” nomeada nos European Film Awards
A European Film Academy revelou oficialmente os nomeados para a categoria de Melhor Curta-Metragem Europeia (Prix Vimeo) na 37.ª edição dos European Film Awards.
Entre os cinco nomeados está 2720, uma curta-metragem do realizador luso-suíço Basil da Cunha, comissariada pelo Batalha Centro de Cinema, produzida pela Arquipélago Filmes, e que conta com a promoção e distribuição pela Agência da Curta Metragem. Esta seleção surge na sequência da pré-nomeação no prestigiado Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand onde o filme conquistou o prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia no início deste ano.
A muito aguardada 37.ª cerimónia dos European Film Awards terá lugar a 7 de dezembro de 2024, em Lucerna, na Suíça, onde será anunciado o grande vencedor da Melhor Curta-Metragem Europeia. O filme de Basil da Cunha disputa este prémio com Clamor (Boucan), de Salomé Da Souza, The Exploding Girl (La Fille Qui Explose), de Caroline Poggi & Jonathan Vinel, The Man Who Could Not Remain Silent (Čovjek Koji Nije Mogao Šutjeti), de Nebojša Slijepčević, e Wander to Wonder, de Nina Gantz.
A categoria de Melhor Curta-Metragem Europeia (Prix Vimeo) é organizada pela European Film Academy em colaboração com uma rede de festivais de cinema de toda a Europa, entre eles o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. Em cada um destes festivais, um júri independente apresenta uma das curtas-metragens europeias em competição para candidatura na categoria de Melhor Curta-Metragem Europeia dos European Film Awards.
A lista final de cinco curtas-metragens nomeadas foi selecionada a partir da lista apresentada pelos festivais participantes, de um conjunto de 28 pré-finalistas. Os 5.000 membros da Academia votam agora no grande vencedor.
Para além da sua nomeação para os EFA, desde a sua estreia, 2720 tem sido muito aclamado por todo o mundo, tendo, até ao momento, recebido 9 prémios e 38 seleções oficiais em festivais internacionais de cinema.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.